segunda-feira, 4 de junho de 2007

The Edukators

O filme alemão Edukators conta a história de três jovens revoltados contra a burguesia. Peter (Stip Erceg) e Jan (Daniel Bruhl) mostram toda a sua insatisfação contra a classe media alta invadindo mansões sem roubar nada, apenas trocam moveis de lugar e deixam bilhetes e pichações espalhadas pelas casas com frases do tipo (“Seus dias de fartura estão contados”) em forma de protesto e indignação.
The Edukators (Os Educadores) como se alto apelidam acreditam que a postura que adotaram pode melhorar o mundo. Jule (Julia Jenstch) namorada de Peter passa por dificuldades financeiras e é obrigada a mudar-se do apartamento em que mora. Jule se envolveu em um acidente que destruí o carro de um rico empresário em virtude disso, foi processada e condenada pela justiça trabalhando somente para pagar a grande dívida pelo automóvel.
Peter viaja para Barcelona e pede que Jan auxilie sua namorada com a mudança, quando esses dois jovens começam a se conhecer melhor, sentimentos começam aparecer gerando um triângulo amoroso. Jan conta sobre os edukators segredo o qual o seu namorado nunca tinha revelado o que deixa Jule muito entusiasmada e ela insiste que Jan a ajude invadir a casa do empresário Hardenberg (Burghart klaubner), apesar de mostrar resistência ela acaba o convencendo.
Na casa eles deixam o sinal de seu protesto, porém Jule comete um grave erro: esquece seu celular. No dia seguinte eles voltam à casa do empresário para buscar o celular, mas são surpreendidos por Hardenberg tentando solucionar o grande problema em que estão metidos, se complicam ainda mais quando decidem seqüestrar o empresário. Marcia Marques