domingo, 25 de novembro de 2007

Video Paradiso

Marcelo Rosendo Datoguêa, proprietário da Video Paradiso


Por Juliana Fernandes
A locadora Video Paradiso possui um acervo de aproximadamente 18 mil filmes em VHS e DVD. O diferencial do estabelecimento é manter todo o acervo em VHS, pois muitos filmes importantes, entre eles americanos e Cults não foram lançados em DVD e a procura é grande.
Proprietário há 16 anos, Marcelo Rosendo Datoguêa conta que sua clientela é em toda Baixada Santista. Os filmes podem ser alugados ou até mesmo é possível comprar por encomenda.
Os filmes mais procurados estão entre filmes comerciais e não-comerciais. “Filmes comerciais são o que o público gosta de cinemão, filmes americanos que fazem sucesso; não-comerciais são europeus, nacionais, asiáticos”, explica Datoguêa.
O público alvo são pessoas com mais de 25 anos e o gênero mais procurado é drama porque a maioria dos filmes ganha prêmios, e em seguida aventura e suspense. Datoguêa conta que os brasileiros gostam de suspense, gostam de descobrir quem foi o assassino no final da história.

Seus clientes alugam filmes por lazer e cultura e em uma escala menos para pesquisa e trabalhos. A maioria pede indicação e possui em média uma clientela de 20% por semana.
Na opinião do proprietário assistir filmes é muito importante para a formação cultural dos jovens, o objetivo da locadora é propiciar cultura, fazer com que as pessoas tenham uma referência cultural. Datoguêa lê muito, procura informações sobre os filmes na internet e tenta filtrar o máximo para não vender filmes com pouca qualidade.
Sobre a questão da pirataria Marcelo comenta que já perderam o controle, ele participa de um fórum na internet e revela que muitos donos de locadoras fecharam seus estabelecimentos porque tiveram perdas absurdas.
Nos anos 90 quem pirateava, copiavam da locação agora eles pirateiam antes mesmo da estréia. De uns anos para cá teve queda de 15% nas vendas por causa dessa corrupção, Datoguêa espera mais empenho do governo e das distribuidoras.